quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Educação

Escolas Públicas atingirá nota seis em 2023

A educação é uma das preocupações do governo federal para alunos de qualidade e profissionais qualificados no futuro.

O Ministério da Educação (MEC) pretende atingir em 14 anos a nota seis no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), em grande parte dos estados brasileiros. O objetivo é atingir a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, grande parte da União Européia, México e Austrália.

A qualidade atual da educação pública brasileira impede que os estados consigam esta média mundial até 2021. Para isso, o MEC estabeleceu metas diferentes para cada situação, como utilização de provas para avaliar o rendimento, e providenciar uso de computadores para pesquisas.

O presidente do Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, responsável pela projeção, explica que a média e calculada pelo número de alunos. Isso significa que países populosos com São Paulo, vão atingir a meta antes de 2021, puxando a nota nacional.

Alguns estados terão dificuldades , como o Rio Grande do Norte que poderá só atingir esta meta em 2023, mas a intenção do governo do estado é alcançar essa nota em 2021. Hoje, o Ideb do sistema público é 2,5 pontos mas a meta é chegara 4,8 pontos.

Matéria retirada do jornal O POVO, do dia 19/08/2007.

Nenhum comentário: